Site pessoal do Vereador Alexandre Coqueiro
Revitalização e ampliação da Escola Municipal Amélia Guimarães Fernandes em Sambaetiba nunca tinha recebido nenhum tipo de reforma, após 60 anos de espera, a unidade recebeu nova pintura, novas salas de aula (passando de 5 para 12 salas), sala de leitura, sala de atendimento dos pais, novos uniformes, mais comodidade para os alunos, modernização da merenda escolar e uma educação de qualidade para alunos de várias idades.
Além disso, foi feita ampliação dos ambientes, cozinha, refeitório, despensa, parquinho, salas, sala tecnológica, entre outros, triplicando a capacidade, passando de 117 alunos para cerca de 500 estudantes. Vale destacar que, A escola funcionará em tempo integral trazendo mais facilidades para os pais irem trabalharem fora com segurança e tranquilidade, fora que, antes mesmo das melhorias e avanços na estrutura da escola, a Escola alcançou a 2° maior nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dentre 164 escolas existente no município
As Melhorias na Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba conta com avanços na normalização dos profissionais e professores da rede escolar no bairro, no transporte escolar e na merenda escolar com reformulação do cardápio para os alunos, manutenção em toda escola regulamente, além do avanço no tratamento de esgoto e da pavimentação ao redor da Escola.
Além disso, foi solucionado o problema crônico do tratamento de esgoto no entorno da unidade, que causavam um cheiro horrível e contaminavam as águas. Isso demonstra o cuidado e o avanço na educação do 4º distrito, um marco que vai perpetuar de geração em geração.
Orgulhosamente, solicitei este projeto no início do meu mandato, em fevereiro de 2021, e acompanhei de perto todo o processo de desenvolvimento. Agora, inauguramos a maior escola pública do Brasil, construída no novo padrão do governo federal, aqui no bairro Esperança! Com capacidade para quase mil alunos, a nova escola contará com 13 salas de aula, cada uma com capacidade para 35 alunos. Além disso, teremos sala multiuso, cozinha, biblioteca, refeitório, sala de recursos e uma quadra maravilhosa, oferecendo tudo o que uma boa escola necessita.
O projeto também contempla importantes critérios de sustentabilidade e acessibilidade, incluindo:
Facilidade de acesso entre os blocos.
Bicicletários no interior do terreno para incentivar o transporte não motorizado.
Adoção de recursos sustentáveis, como captação e reuso de água da chuva, torneiras automáticas de pressão, válvulas de descarga com duplo acionamento, fachadas verdes com jardim vertical, pisos permeáveis e previsão de placas de energia fotovoltaica.
Dentre essas foram mais de 32 indicações para a Educação e 13 projetos de leis.